mario-gogh-vHkGKvkS6No-unsplash.jpg

Blog

Posts recentes

  • Metal Soluções Jr.

Como impulsionar seu negócio com embalagens biodegradáveis gastando pouco?

Plástico, papelão, vidro e isopor, são materiais comumente utilizados para a fabricação das embalagens que protegem os produtos da degradação e aumentam o tempo de duração dos alimentos. Estes são obtidos pelo consumidor final por meio do processo de compra no estabelecimento ou por delivery. Entretanto, há fatores que podem acarretar em desastres ambientais se não houver um bom planejamento em sua entrega ou em seu descarte.





Nesse contexto, após a entrega ao cliente final há o descarte das embalagens, o qual pode ser um fator de risco tanto para as pessoas como para o meio ambiente, em toda a sua fauna e flora. Em sequência, no momento em que não há uma devida comunicação sobre o direcionamento adequado desses materiais que envolvem os produtos, estes acabam por ser dispensados inadequadamente após a utilização de seus conteúdos, causando o aumento de aterros e lixões, os quais atraem insetos e bactérias que trazem doenças aos moradores mais próximos. Há também o lixo jogado na areia e água das praias, o qual gera impactos ambientais, econômicos e prejudicam também os banhistas.


Alternativas


Desse modo, veremos alguns tipos principais de elementos que se encaixam neste cenário sustentável. Primeiramente, existem as embalagens feitas de polímeros (plásticos) de origem reutilizável. Sabe-se que a maioria dos plásticos são de origem fóssil, ou seja, derivados do petróleo e similares. Entretanto, esse tipo especial de embalagem oferece uma ótima interação com o ambiente em si, pois é biocompatível com os ambientes e é facilmente reabsorvido pela natureza. E por ser um polímero, é muito maleável, o que proporciona o desenvolvimento de diversos modelos e estruturas.


Outra menção importante é a respeito das embalagens feitas do bagaço da cana-de-açúcar. Esta criação brasileira fala a respeito de um uso alternativo para o rejeito produzido ao processar diversos outros produtos. Utilizando-se de uma mistura de bagaço de cana e de óleo de mamona, torna-se possível a moldagem da embalagem ao formato desejado, garantindo características ótimas de conservação aos alimentos, também podendo ser usada para transporte de outros produtos.


Ademais, é importante mencionar as opções que fazem a utilização de papel reciclado. Além de proporcionar a reutilização de toneladas de papéis e similares, proporciona um processo contínuo de reaproveitamento, dependendo da utilização da embalagem.


Por consequência, as embalagens ecológicas podem trazer muitos benefícios para as empresas que nelas apostam e, dentre eles pode-se destacar a redução de custos, já que estas podem ser recicláveis, comestíveis, plantáveis e retornáveis, e assim evitando desperdícios, fazendo o reaproveitamento dos materiais e reutilização dos recursos, o que leva a reduzir gastos com a produção, como também há isenção de alguns impostos de acordo com a lei para aqueles que aderem à sustentabilidade. Além disso, há também a questão ambiental, a qual estaria menos propícia a poluentes e reduziria problemas no ecossistema, pois remete ao baixo acúmulo de lixo e as matérias primas não se esgotariam por causa da possibilidade de reaproveitar os resíduos.





Ademais, traria satisfação para os clientes, os quais mesmo sem poder estarem engajados em atividades a favor do meio ambiente, eles mostram maior interesse por produtos e marcas que forneçam essa ideia sustentável, cujas embalagens variam em seus métodos criativos e atrativos, como garantir maior conservação de calor aos alimentos, além de seus designs inovadores, os quais resolvem diversos entraves causados pelo descarte de materiais, que demoram milhares de anos para se decompor, e por sua fragilidade, como a facilidade de rasgo, o qual pode acarretar em danos ao produto ou perda total deste.


Ou seja


Essa preocupação com meios ecológicos também pode trazer benefícios aos próprios funcionários, pois estes mostrarão mais motivação, dedicação e inspiração para levar adiante seus negócios tanto pessoais quanto profissionais. Por isso, mesmo que seu valor seja quase próximo ao das embalagens descartáveis, apostar em uma opção mais sustentável para embalar produtos torna-se uma melhor escolha para substituir as descartáveis e elevar os lucros da sua empresa.


Por fim, pode-se dizer que dentro do universo da sustentabilidade, é difícil entender que o conceito de "descartável" pode ser mantido e, no caso das embalagens biodegradáveis, estamos falando sobre materiais que serão descartados de forma a impactar minimamente o ambiente ao seu redor os seres vivos que nele residem, incluindo nós, os humanos.

Links:

    >  Início

    >  Quem somos

    >  Serviços

    >  Conteúdos

    >  Blog

    >   Contato

2020 Metal Soluções Jr. Todos os direitos reservados.