mario-gogh-vHkGKvkS6No-unsplash.jpg

Blog

Posts recentes

  • Metal Soluções Jr.

Aço Inox: A transformação na realidade.



1. História:


O Aço Inox foi inventando em um acidente de pesquisa pelo pesquisador Harry Brearley no começo do século XX. Brearley estava em seu laboratório testando composições de ligas para serem usadas na produção de armas, para que essas não desgastem rapidamente. Entretanto, ao adicionar cerca de 12% de Cromo em um de seus teste, ele percebeu que acidentalmente criou um aço cuja corrosão acontecia lentamente do que qualquer outra liga que ele havia testado, devido a propriedade de oxidação.


Com o passar dos anos o denominado Aço Inox foi sofrendo modificações, atualmente, além dos átomos de Cromo, também é possível encontrar Níquel, Alumínio e Nitrogênio. Por conta do Cromo em sua composição, é criado uma fina e invisível camada de óxido de cromo ao redor da liga, impedindo que haja alta corrosão.


2. A importância da escolha:


A razão mais conhecida para que diversos campos industriais optem por usar o aço inoxidável em seus processos ou produtos é sua capacidade de resistência à corrosão, porém, não é a única. Além desse tipo de aço possuir resistência à corrosão contra umidade, chuva e até ácidos e soluções salinas, outra grande vantagem do uso do aço inoxidável é quanto a sua força específica (relação entre resistência à tração do material e sua massa específica), quando comparada com outras opções de material.


Um dos benefícios menos conhecido é sua capacidade de se curar. O cromo presente no aço inoxidável permite a formação de uma fina camada de proteção sobre a superfície. Caso o aço inoxidável for danificado ou exposto ao oxigênio, essa camada começará a corrigi-lo, fazendo com que pequenos arranhões na superfície se recuperem.


3. Máquinas e equipamentos industriais:


No setor industrial, principalmente em indústrias localizadas no litoral, o aço inox é bastante utilizado, pois devido sua alta resistência a corrosão e ao calor, as máquinas têm uma meia vida maior do que normalmente teriam, gerando menos gastos com manutenções e trocas de equipamentos.


Além de ser preferível por essas questões, o aço inox também é bastante utilizado no setor de construção civil para a fabricação de vigas, tubos e canos, já que seu coeficiente de dilatação é elevado, a variação de tamanho com as trocas de temperaturas não irá sofrer tantas deformações, assim, preservando a estrutura do projeto


4. Sua utilização na indústria alimentícia:


Os usos do aço inoxidável são vastos. Um dos âmbitos que analisaremos mais especificamente é a indústria alimentícia. De ferramentas até superfícies dedicadas, este tipo metal é altamente adequado para produção, processamento e embalagem utilizadas nesse âmbito industrial.


Contudo, algo que deve ser destacado é que não são todos os tipos de aço inoxidável que podem ser usados nesses processos. Existem centenas de variedades diferentes de aços inoxidáveis no mercado, cada uma com sua própria funcionalidade. Por exemplo, uma fábrica que produz molhos para comida terá necessidades muito diferentes e não deverá utilizar um maquinário voltado para fabricação de laticínios.


Você deve estar se perguntando: "Qual é a melhor liga de aço inoxidável para meu produto ou processo?". Entre em contato conosco através desse link.


No modo geral, algumas considerações que devem ser feitas com a escolha do material usado em empresas de alimentos são:

● Riscos de contaminação no processamento de alimentos;

● Limpeza de equipamentos de aço inoxidável;

● Desinfecção de equipamentos de aço inoxidável;

● Manutenção de equipamentos para processos alimentares.


5. Recomendação:


Para melhor compreensão sobre o assunto, segue um ótimo artigo de complementação, de como o aço inoxidável é usado efetivamente:


Uso de aço inoxidável em tubulações de água reduz perdas com vazamentos.


Lendo esse artigo, pode-se perceber de como esse ‘acidente’ é bastante útil e necessário para nós atualmente.








“O aço inoxidável proporciona uma verdadeira revolução silenciosa na gestão pública de recursos hídricos”, diz Roberto Nardocci.






6. Os próximos passos:


Apesar de todos os benefícios existentes no aço inoxidável, o material continua a ser transformado e renovado a cada ano, trazendo inovações que serão mais frequentes e que no futuro, ao serem adaptadas, estarão presentes em nos mais diversos âmbitos industriais.


Uma inovação recente foi a produção de imãs magnéticos através de uma impressora 3D feitos de um tipo de aço inoxidável. Todo o processo, permitiu a criação de novas formas geométricas, e abre portas para o desenvolvimento de novos materiais com funcionalidades completamente únicas.



"Isso nos permite vaporizar vários componentes de uma liga de forma direcionada e, assim, alterar localmente a composição química da liga." diz o cientista e responsável pela pesquisa,

Christian Leinenbach.










Para acessar a pesquisa completa, você pode acessá-lo ao clicar aqui.


---

Links:

    >  Início

    >  Quem somos

    >  Serviços

    >  Conteúdos

    >  Blog

    >   Contato

2020 Metal Soluções Jr. Todos os direitos reservados.